geanramos

Gean Ramos

O lugar onde as histórias ganham vida!
Junte-se a nós para romances arrebatadores, reflexões profundas e muitos mais. 😊

Desabafo - Sabático ou Salário? E o Drama de Trabalhar com a Família!

DESABAFO

Você já sonhou em largar tudo e viajar pelo mundo

“Tenho um sonho de sabático, aventurando-se pelo mundo, mas hoje ganho muito bem que me faz pensar que estaria largando tudo na minha melhor fase. Fico na dúvida do que fazer”

Quando um caminho é escolhido, outro é deixado de lado. E assim é a vida.

A maioria de nós tem muita dificuldade em tomar decisões porque temos medo de pagar pra ver, queremos só o lado bom de tudo. Pode ser difícil nos responsabilizarmos por nossas escolhas e entender que elas podem acarretar no que esperávamos, mas também existe a possibilidade de “fracasso”.

As vezes as dúvidas podem ser muito simples. Então eu quem te faço a pergunta: Você quer realizar o sonho de um sabático ou quer focar na sua carreira e aproveitar esse momento?

Eu sei que você esperava uma análise racional e argumentos para uma das suas opções, mas eu não tenho essa resposta, percebe? Quem tem é você. E infelizmente, dada a situação, não dá para ter os dois.

“Trabalho junto com minha irmã e ao mesmo tempo que eu me sinto sufocada com tanto tempo compartilhado, ela sente que precisa de mais. Me procura pra cobrir a carência dela. Como equilibrar?”

É uma situação delicada. Parece que, pra sua irmã, você acaba assumindo diversos papéis: colega de trabalho, irmã, amiga e talvez, ainda, a pessoa que ela acredita que pode “salvá-la” ou resolver os problemas e carências dela.

Em muitas famílias, os irmãos precisam assumir o papel de pais. É normal e saudável que você ofereça ajuda para cuidar dos seus irmãos quando necessário, mas não está certo quando isso se torna uma obrigação, afinal, você não é obrigado a assumir as responsabilidades de ninguém.

Então para conseguir impor limites nessa e em todas as suas relações entenda que:

  1. Impor limites não é ser egoísta;
  2. Você pode pedir ajuda;
  3. É necessário usar uma comunicação clara e firme (mas sempre gentil).

Por isso, tente conversar com ela, inclusive a aconselhando para fazer programas diferentes, sair com outras pessoas, etc.

Além disso, comece a fazer as coisas que você deseja no seu tempo livre, sair com outras pessoas, e não se sinta culpada por isso. Naturalmente uma nova dinâmica pode ser estabelecida com novos limites e, além do trabalho, os momentos de lazer como irmãs vão ser um desejo para as duas.

— Gean Ramos

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

Tags: Sabático, carreira, trabalho com a família, dilemas da vida, humor, tomada de decisão, equilíbrio.