Quem você seria hoje?
Se você pudesse apagar todas as coisas difíceis que te aconteceram, você faria isso? antes de responder, pense: quem você seria hoje sem essas coisas?
(tradução: a vida só pode ser entendida olhando pra trás, mas deve ser vivida pra frente)
Você provavelmente já assistiu a esse vídeo. E se não assistiu, recomendo que assista até o final.
Muitas vezes, não entendemos por que algumas portas se fecham, por que certas coisas aconteceram, e nem por que precisávamos nos machucar tanto.
Mas é curioso que, se você pudesse apagar todas as coisas ruins que já te aconteceram até aqui, provavelmente você não o faria.
💡 Porque, se o fizesse, perderia também todo o aprendizado e experiência que coletou depois de cada uma dessas situações.
A verdade é que tudo isso que te aconteceu moldou a pessoa que é hoje, e te fez chegar exatamente aqui e agora, ou seja, no único lugar onde existe a possibilidade de movimento. E é nesse movimento que tudo acontece.
Buscamos respostas pra questionamentos como:
- Qual é o meu propósito?
- No que sou bom?
- Como posso ganhar dinheiro?
- Qual é o melhor plano de carreira?
- Qual é a melhor especialização?
Mas a verdade é que só descobrimos a resposta para todas essas questões quando “colocamos a cara a tapa”, vamos para o campo de batalha e abraçamos o risco, SEMPRE presente.
Exige muita coragem fazer isso, mas é o que permite o movimento no agora, que é resultado de tudo o que te aconteceu e que te forneceu todas as ferramentas que você possui até então.
Por isso, como disse Steve Jobs em seu famoso discurso, “Você precisa confiar que os pontos irão se conectar no futuro. Você precisa confiar em algo. Seus instintos, destino, na vida, karma… O que seja.”
E mais: Você precisa acreditar que é capaz de transformar as dificuldades no seu caminho em algo útil para o seu “eu do futuro”. Porque você é.
Algumas coisas podem realmente parecer sem sentido, injustas, maldosas… Mas essa não deve ser nunca uma desculpa para parar de acreditar, ou parar de se movimentar.
💡 Porque, por mais que a vida só possa ser compreendida ao olhar para trás, ela PRECISA ser vivida seguindo em frente.