Parafraseando Charlie Brown - O Guia Simples para Fazer Acontecer
é simples
se você não perguntar, a resposta é sempre não. se não tentar, com certeza não vai conseguir. é realmente simples assim.
(tradução: por que não? a vida é curta)
Em certo ponto da vida, ganhamos uma percepção sobre sua finitude. Em algum momento iremos nos despedir dessa jornada.
É muito comum que isso ocorra em meados da vida adulta e o indivíduo comece a se perguntar: o que fiz no mundo? o que quero deixar no mundo?
É uma reflexão um tanto quanto profunda e muitas vezes, pode ser assustadora.
A generatividade, é como chamamos aquela sensação de ter deixado algo no mundo depois de nós. Seja para filhos, netos, um pequeno grupo, ou uma contribuição para a sociedade como um todo.
Esse tipo de ideia traz sentido para os nossos pensamentos, mas também pode causar ressentimento e estagnação quando o indivíduo se sente distante de cumprir essa missão. Muitas vezes, recebemos perguntas do tipo:
- Não sei o que fazer para sair do lugar;
- Quero sair da zona de conforto e não consigo.
Eis uma resposta:
- Se não for atrás do que mais deseja, nunca terá;
- Se não fizer a pergunta, não terá a resposta.
Exige muita coragem dar algum passo em direção ao desconhecido. Mas o que muitos não sabem, é que exige também estratégia.
E por não usar bem disso, talvez você tenha maltratado seu eu que julga não ter te levado até agora aos lugares que mais sonhava.
Veja bem:
Somos falhos, preguiçosos, muitas vezes incompetentes e várias ferramentas que precisamos para construir aquilo que mais desejamos, ainda não temos.
Mas de algum ponto é preciso começar. E eu diria que aceitar essa sua incompetência, é uma forma. Porque a partir disso, dá pra negociar de forma mais inteligente consigo mesmo. Essa é a estratégia.
- Se até aqui, não conseguiu lavar a louça acumulada na pia, será que é capaz de construir um império amanhã?
A resposta é não. Mas lavar um daqueles pratos, você consegue. Então por que não negociar uma coisa de cada vez consigo mesmo?
Por que é isso que irá ajudar a construir seu legado no longo prazo.
Não é tarde demais. Não é.
Grandes sábios começaram a compartilhar seu conhecimento na segunda metade da vida. Grandes empresários começaram suas galinhas dos ovos dourados depois dos 40, 50…
O fato é: Se você não fizer nada, já tem certeza do seu destino. Mas se fizer o mínimo hoje, já tem uma chance de chegar a um lugar diferente e deixar um bom exemplo para aqueles que ficarão no amanhã.
Coragem e ação, meus caros. Coragem e ação…
Com carinho,
— Gean Ramos
Tags: Charlie Brown, inspiração, generatividade, legado, zona de conforto, estratégias de vida, coragem, ação, motivação, sabedoria de vida.