o que é a realidade?
(tradução: se as pessoas sentassem lá fora e olhassem as estrelas todas as noites, aposto que viveriam de forma muito diferente)
Será que estamos olhando demais pra dentro?
Sinto que vivemos uma cultura do “EU”. O que EU quero, o que EU preciso, como EU penso, EU tenho que ser feliz e ponto…
O mundo nos diz que devemos ser autossuficientes e que amor-próprio é tudo. Mas isso simplesmente não é verdade.
Não é verdade porque não dá pra separar o EU do resto do mundo.
Na prática, ninguém é capaz de viver isolado de tudo e todos, ninguém é independente da sociedade, das instituições e de tudo ao seu redor. E é justamente por isso, que não dá pra viver BEM, não dá pra cultivar equilíbrio e sanidade mental,se as ideias que existem na sua cabeça não forem coerentes com o mundo.
💡 Não dá pra viver a sua verdade e simplesmente ignorar a verdade do mundo, a realidade.
E, o que é a realidade?
A realidade é o presente. É a sua vida, você e as coisas ao seu redor aqui e agora, exatamente como são.
E olha como é curioso, como os que são considerados grandes males da vida contemporânea, depressão e ansiedade, destoam exatamente disso:
-
Ansiedade: indivíduo pensa demais no futuro;
-
Depressão: indivíduo pensa demais no passado.
Tudo menos o presente, ou seja, tudo menos a realidade.
Esse é o grande problema. Viver em desconexão com a realidade, pode traçar um caminho de desgosto, frustração, desilusão e confusão.
Mas olhar menos pra dentro seria, então, uma solução? Veja bem, não estou dizendo que auto-conhecimento e reflexão sobre as suas questões, como forma de evoluir, sejam desnecessários. Se assim fosse, nada por aqui faria sentido.
💡 Mas não faz sentido olhar SÓ para todas essas coisas sem pensar em como elas se encaixam no mundo ao redor.
Ou seja: COMO esse eu, conhecido e cada vez mais evoluído, pode ser instaurado e ÚTIL na realidade. Porque é ISSO que constitui a sanidade mental do indivíduo: Viver bem com AQUILO e AQUELES que o cercam.
O ponto não é parar de olhar para dentro, mas também aprender a se relacionar com o que está fora.
Como já dizia o grande psiquiatra e terapeuta austríaco Viktor Frankl, encontramos sentido para nossa existência NO MUNDO: No agir, no amar, no trabalhar e ao se atentar para aquilo que transcende a nós.
Por isso, ouso dizer:
-
Amor próprio não é tudo: é importante amar outras pessoas e construir relacionamentos sólidos, para aprender sobre respeito, empatia, lealdade, compromisso, cuidado, abdicação, confiança e, assim, ter sempre com quem exercer essas coisas, construir uma rede de apoio, um porto seguro. Isso fará dos momentos difíceis um pouco mais fáceis;
-
Seus desejos não são tudo que importa: se aquilo que você quer não estiver de acordo com aquilo que é necessário para manter a sociedade e o mundo em harmonia, você não pode ter o que deseja. O mundo não deve se dobrar em função apenas das suas vontades. Porque isso pode não fazer sentido pensando em uma ordem universal das coisas, que precisa se manter para que tudo siga funcionando;
-
Refletir apenas sobre si não é suficiente: porque é preciso refletir sobre como o que está dentro de você se encaixa — de forma ativa e engajada — na sociedade e nos seus meios de convívio. Descobrir como você pode deixar os ambientes e as vidas das pessoas ao seu redor melhores, faz tudo ganhar mais sentido.
Você nunca será completamente autossuficiente e não tem nada de errado nisso.
Olhar e engajar mais no que está fora de você, pode fazer sua vida se transformar. Encontrar uma forma de ser útil para o ambiente e as pessoas ao seu redor, pode te fazer descobrir uma alegria profunda. Assumir responsabilidades maiores, pode te levar a amadurecer partes suas que te farão mais forte.
Aqui vai uma lista de coisas que podem te ajudar nesse caminho:
-
Se comprometer em um relacionamento;
-
Cuidar de uma planta ou de um animal;
-
Participar de um projeto para melhorar algo na sua cidade;
-
Construir uma família;
-
Se aprofundar em alguma fé;
-
Um trabalho bem feito no seu emprego;
-
Ajudar um desconhecido na rua;
-
Ajudar as pessoas que vivem dentro da sua casa em tarefas triviais do dia a dia;
-
Observar e contemplar mais a natureza ao seu redor…
Tudo isso é sair de si. Tudo isso vai te ajudar a se tornar uma pessoa melhor, evoluída e mais feliz.