geanramos

Gean Ramos

O lugar onde as histórias ganham vida!
Junte-se a nós para romances arrebatadores, reflexões profundas e muitos mais. 😊

Impulso e arrependimento

“E uma vez lançada, a palavra voa irrevogável” - Horácio

A sua palavra tem muito poder. E eu sei que muitas vezes ela sai sem que nem dê tempo pra pensar no que foi dito — e isso é um perigo.

O uso consciente das palavras é necessário para construir confiança e integridade. As palavras que escolhemos nas nossas interações não são apenas um meio de transmitir informações, elas são os alicerces dos relacionamentos.

Quando soltamos uma ofensa, uma fofoca, no impulso… Por mais que a gente se arrependa, não temos como apagar o que foi dito.

  • Quem nunca passou por uma situação assim…

Você entra em uma discussão com alguém, e palavras são lançadas como espadas dos dois lados.

Você fica tão preso às emoções que se perde. Fica tão chateado ou irritado que perde de vista como resolver um problema. A raiva é uma emoção muito poderosa e pode nos fazer atacar alguém incontrolavelmente.

Durante o calor do momento, tudo o que queremos fazer é revidar e extravasar essa raiva. Claro, xingar e dizer coisas que magoam os outros pode dar uma sensação de alívio imediato.

Mas é só imediato mesmo. Olhando um pouquinho na frente, a gente sabe bem que estamos prejudicando a nós mesmos — e aos outros — no processo.

Então ficamos com as consequências. Ficamos então cara a cara com desculpas, arrependimento, tristeza, culpa e vergonha.

Esse é um princípio transformador que pode impactar significativamente todas as áreas da vida.

Num campo onde as palavras podem ser uma ferramenta de agressão ou de cura, ser impecável com elas não é apenas uma escolha, mas uma obrigação.