Limites: A Chave para o Sucesso
Colocando Limites: A Chave para Crescer
Meus pais sempre me deram o melhor que puderam, mas agora estão passando por dificuldades financeiras. Eu estou começando minha vida profissional, não ganho muito. Muitas vezes eles me pedem ajuda, eu quero e faço o que posso de coração, mas me chateia demais porque sinto que com isso, eu estou atrasando as minhas conquistas. Às vezes me sinto egoísta de pensar assim.
Vamos combinar que, em qualquer tipo de relação, limites são fundamentais.
Se o seu objetivo de longo prazo é construir seu patrimônio e estabilidade financeira, para que possa ter uma vida tranquila e proporcionar isso também para sua família, incluindo cuidados futuros com seus pais, que sempre te deram o melhor que puderam, você precisará dizer alguns “nãos” agora.
Se essas ajudas que seus pais pedem não forem urgentes, será que realmente vale se comprometer, ou melhor, comprometer seu objetivo principal, só pra evitar um pequeno conflito com eles no curto prazo?
Talvez esse conflito seja até necessário pra que seus limites sejam reconhecidos também.
Não estou dizendo que você deva brigar com seus pais, ser ingrato ou qualquer coisa do tipo. Colocar limites, de forma prudente e gentil, com clareza sobre o porquê de se fazer isso, é muito diferente disso e pode ser bom para a relação de vocês.
Uma conversa respeitosa e sincera pode ser suficiente para fazer isso e deixar claro que ser fiel ao seu objetivo de longo prazo é por amor, respeito e gratidão a eles também.
ps: No dia que lhe sobrar esse dinheiro, genuinamente, faça questão de que eles sejam os primeiros a receberem a ajuda que for necessária. Eles são seus pais, isso com certeza retornará de várias formas boas para você.
Encontre a Felicidade no Presente
Sinto que estou ficando sem alma. Toda vez que penso no meu futuro, vejo algumas conquistas bobas, mas nunca felicidade. Vejo muita gente dizendo para eu escolher minhas prioridades, mas e quando eu sinto que nem isso pode me fazer ter vontade de… viver? Isso faz sentido?
Essa é uma pergunta complexa, mas posso te dizer que essa sua angústia pela vida faz, sim, sentido por uma coisa que você mesma confessou no seu desabafo: você está buscando a felicidade no lugar errado: No futuro.
Se você não for capaz de reconhecê-la no seu dia a dia, comum, na sua vida normal e nada perfeita, como a de todo mundo, vai sempre sentir essa dor na alma e viver por algo que não existe: O futuro.
Você tem vivido pela espera, pelas idealizações, e isso machuca muito.
Não estou dizendo que é fácil mudar esse sentimento, que sei que deve ser muito ruim e difícil para você. Mas só quero te chamar atenção para ampliar sua visão para o que está na sua frente agora, que pode ser muito bom.
Uma perspectiva diferente pode te fazer finalmente encontrar a felicidade, que nada mais é do que o sentimento de satisfação com o que se é e onde está, mesmo que não seja o que quer ser ou onde quer estar para sempre. Entende?
Isso é o que dá forças para seguir em frente. Sinto muito pelo que está sentindo e espero que, pouco a pouco, você possa se conectar com essa perspectiva e não se sinta mais assim.