geanramos

Gean Ramos

O lugar onde as histórias ganham vida!
Junte-se a nós para romances arrebatadores, reflexões profundas e muitos mais. 😊

Desabafo - Quebrando Padrões com Amor e Comunicação!

“Meu pai teve uma infância muito traumática, cresceu num lar instável. De uns tempos pra cá ele desconta toda a raiva na minha irmã pequena, e ela, como criança, fica muito magoada e se sentindo culpada. Eu me sinto um lixo por não poder mudar isso.”

Infelizmente o seu pai — pode não ter consciência — mas está repetindo um padrão. Muitos dos nossos padrões de sentimentos e comportamentos têm raízes na infância. É curioso como algumas pessoas conseguem usar isso como combustível para mudança, e outras, simplesmente repetem o padrão.

  • Certa vez escutei uma história (não sei se fictícia, não sei se real, mas ela faz muito sentido!):

Existiam dois irmãos que cresceram com um pai agressivo, ausente e diversos adjetivos negativos que vocês podem adicionar pra ilustrar a história.

Um irmão, se tornou bem sucedido, construiu uma linda família, ajuda a sociedade e se sente muito feliz com a vida que tem. O outro, não consegue emprego, não se casou, é grosseiro e sempre arranja confusão na rua. Quando não está envolvido em problemas, vive isolado de tudo e todos. Se tornou viciado em drogas e claro, se considera bastante infeliz.

Quando questionados: Por que você é assim? A que você atribui a vida que você leva?

Os dois tiveram a mesma resposta: Com um pai como o que eu tive, como eu poderia ser diferente?

Acho esse exemplo genial, porque de fato ilustra duas perspectivas e escolhas diferentes, da mesma situação e criação. E por mais que essa história seja fictícia, ela ilustra a realidade de muitas famílias.

O trauma não é o que acontece com você mas o que acontece dentro de você como resultado do que te aconteceu.

Seu pai está escolhendo repetir o padrão, mas a sua irmã tem a chance de quebrá-lo. Como uma irmã consciente como você, me parece que ela tem boas chances!

Busque conversar com ela, explicar pra ela que ele age dessa forma pelas coisas que passou e que nada é culpa dela, até que ela realmente acredite e entenda.

Boa sorte!

”Quase 10 anos casada, marido bonzinho, caseiro, paciente, mas não é de demonstrar mais com palavras, presentes, acha que o dia a dia é muito mais que essas “bobagens”. Tô cansada desse jeito “tanto faz”, parece que pra ele eu sempre estarei aqui, será que estarei mesmo? ”_

Para muitos, os relacionamentos simplesmente acontecem (ou não), dão certo, (ou não). Mas, na verdade, se relacionar exige esforço. Nos relacionamentos longos, algumas pessoas tendem a deixar de valorizar, pois acreditam que a conquista acabou e agora já tá “ganho”, já que possuem até um contrato. Com isso, a dedicação, o cuidado, e a conquista diária, somem.

  • É preciso entender que o amor não é apenas um sentimento, amor é ação.

O conselho aqui é óbvio, mas é preciso conversar. Uma das coisas que mais gera problema em relacionamentos é a falta de clareza. Você pode estar presumindo que ele já sabe o que você quer que ele faça, mas talvez ele não saiba, não enxergue. Por isso é importante ter uma conversa de forma clara e amorosa.

Indico também que vocês leiam (e conversem sobre juntos), o livro, As 5 Linguagens de Amor. Ele vai ajudar vocês dois a entenderem como o outro se sente amado. Você citou palavras e presentes, essas são 2 das 5 linguagens.

Você se sente amada assim, mas será que é essa a forma dele de amar? E ainda, a forma que amamos e nos sentimos amados nem sempre é a mesma. Identificar a sua linguagem de amor e a do seu parceiro é muito importante!

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)