geanramos

Gean Ramos

O lugar onde as histórias ganham vida!
Junte-se a nós para romances arrebatadores, reflexões profundas e muitos mais. 😊

Harry e Sally - Uma História de Amor que Começa na Amizade

Harry e Sally: Uma História de Amor que Começa na Amizade

Marcado como uma das rom-coms mais emblemáticas de todos os tempos, o longa apresenta Harry e Sally, que se conhecem em uma viagem de carona para Nova York.

Já nesse primeiro trajeto, eles discordam de literalmente tudo. Harry acredita que não dá pra ser amigo de uma mulher sem ter segundas intenções. Sally pensa que é perfeitamente possível.

Ele se mostra como uma pessoa jogada aos instintos, que sempre pensa no prazer momentâneo. Ela é bem metódica, apegada aos detalhes e sonha com uma relação estável e duradoura.

  • Depois de estabelecidos na cidade, Harry e Sally passam a se encontrar esporadicamente — e acabam construindo uma amizade ao longo dos anos.

Ainda que as comédias românticas não sejam o gênero preferido da crítica, a obra de Nora Ephron fugiu tanto do clichê que conseguiu agradar até quem torcia o nariz pra esse tipo de história.

Isso porque os dois protagonistas não são almas gêmeas. Muito pelo contrário. Eles discordam sobre absolutamente tudo e o tempo não altera a individualidade de cada um.

Ah, e também não pense que a história vai pra aquele viés passional de “os opostos se atraem”. Harry e Sally constroem um relacionamento conhecendo, amando e odiando todas as características um do outro.

  • Inclusive, na cena mais icônica do filme, a frase de Sally para Harry não é o tradicional “eu te amo”, mas sim um carinhoso “eu te odeio”.

Tudo isso porque os dois sabem das piores facetas um do outro. E é esse amplo conhecimento que dá espaço para o surgimento do amor — que também envolve descobrir defeitos.

O filme, então, se distancia das produções cinematográficas onde o sentimento surge de paixões proibidas ou do amor à primeira vista. Para Harry e Sally, a base de um grande amor está na amizade.

Harry & Sally: Feitos um para o Outro (1989)