Transforme Inveja em Inspiração
Acho que sinto inveja de alguns colegas de trabalho que estão adquirindo e conquistando espaços que talvez eu também conseguisse, mas ou me falta mais foco para alcançar ou apenas oportunidades (que não são iguais para todos).
Realmente. as oportunidades não são iguais para todos. Quem dera **viver num mundo onde isso fosse real.
Mas a verdade é que, mesmo se as oportunidades fossem as mesmas, ou seja, se todos nós saíssemos do mesmo ponto, chegaríamos em lugares diferentes.
Porque cada indivíduo carrega ambição, raciocínio, motivação, fatores genéticos, biológicos e interesses completamente diferentes dos outros indivíduos.
Esse já é o primeiro ponto pra te fazer refletir se faz tanto sentido se comparar com pessoas que não sejam você.
Segundo ponto é que, talvez, você realmente não teve as mesmas oportunidades que eles. Mas talvez seja porque eles ofereceram coisas diferentes das que você ofereceu, mesmo que você não perceba isso.
Daí vem o terceiro ponto: ao invés de olhar para a situação deles, olhe para a SUA situação:
- Quais são as suas competências e suas falhas? Qual é uma única coisa que você poderia fazer, talvez ainda hoje, que te colocaria mais perto de novas oportunidades amanhã?
E eu estou te falando tudo isso, com o objetivo principal de te ajudar a se livrar desse sentimento que só vai prejudicar todo o seu processo nesse ambiente e na sua vida: INVEJA.
A inveja é uma erva daninha para alma. Se você não tentar transformá-la, ela vai te afundar mais e mais. Inclusive, deixa eu te dar uma opção de como fazer isso:
Ao invés de olhar para a jornada dos seus colegas, torcer por algum defeito que você possa apontar e ainda pensar → “deveria ser eu, não é justo que seja assim, sou tão boa quanto!” → olhe para o que você pode aprender com o que eles fizeram, para chegar em um lugar parecido, se é isso que você deseja.
Pronto, você transformou inveja em → inspiração.
E essa inspiração vai te ajudar a ser um profissional cada vez melhor e mais preparado, porque não se esqueça: a oportunidade pode até aparecer, a sorte pode até ser muito grande, mas só agarra essas coisas quem está preparado.
Veja bem, não estou dizendo que você é um invejoso que não serve para nada. Mas é melhor trazer a responsabilidade da situação para o que está nas suas mãos mudar, do que para a injustiça do mundo, que vai te deixar sentada esperando a mudança.