Filosofando: A arte de ser sábio
“A arte de ser sábio é a arte de saber o que deixar passar.” – William James
Quando você pensa em sabedoria, o que te vem à mente? Talvez seja a imagem de um senhor idoso e barbudo. Mas William James traz uma visão diferente, quase como aquele amigo jovem e tranquilo, que parece não se preocupar com nada.
- Em um mundo cheio de informações e demandas, saber deixar passar o que não importa tanto assim se torna vital para nossa paz de espírito.
Aliás, ele se encaixa perfeitamente no estereótipo do surfista. Um surfista em meio a uma grande onda de problemas e distrações. E advinha só? Ele não tenta pegar todas as ondas — ele sabe escolher a certa.
Da mesma forma, ser sábio é reconhecer o que realmente importa e liberar o resto. Em vez de se agarrar a pequenas discussões, críticas ou erros insignificantes, o verdadeiro sábio escolhe seguir em frente, mantendo o foco no que vale a pena.
Você sabe deixar passar o que não importa? Reflita um pouco. Você é do tipo que perde a sua paz por conta de uma briga no trânsito? Ou alguém que quer sempre sair ganhando de uma discussão mesmo que boba?
No fim, a sabedoria de deixar passar é um ato de coragem e autoconhecimento. É sobre reconhecer nossas limitações e fazer escolhas conscientes para viver uma vida mais plena e significativa. Não se trata de ser negligente, mas de investir nossa energia no que realmente faz diferença.
ALOHA 🏄🏻♂️